Sejam bem vindos

sábado, 20 de agosto de 2011

INAUGURAÇÃO DA PENITENCIÁRIA FEMININA DE TUPI PAULISTA

agosto de 2011 por | Sem Comentários

A região oeste do Estado, considerada o local de maior percentual de presos por habitante, ganha mais uma unidade prisional. Depois de penitenciária de segurança máxima, de regime disciplinar diferenciado, da fundação Casa (antiga Febem), agora inaugura também uma penitenciária feminina na cidade de Tupi Paulista com ala de Progressão Penitenciária.
A festa de inauguração aconteceu nesta terça-feira (16), às 10h, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e outras autoridades. O
A área total construída é de 19.142,34 m² – com capacidade para abrigar 714 detentas, sendo 660 no regime fechado e 54 no regime semiaberto, destinadas a atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública da população.
A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista é a segunda unidade a ser entregue e foi planejada e construída exclusivamente para atender as particularidades e necessidades da mulher presa, principalmente ligadas à saúde.
Além da área de saúde específica para a mulher, há setores destinados à amamentação, creche, biblioteca, pavilhão de trabalho e à visita íntima. Trata-se de medidas que visam proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e segurança para presas e servidores.
O Projeto “Espaço Mãe” é uma das novidades que também fará parte da realidade das mães presas em Tupi Paulista. Durante os seis meses do período de amamentação, as mães reeducandas e seus bebes serão acolhidos em um espaço totalmente equipado e aconchegante. Haverá local para o banho do bebê, trocador, lactário (para preparo de bebidas lácteas ecomplementares aos lactantes) e área para recreação. Tudo isso com o apoio da Fundação “Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel”, (FUNAP).
O terreno destinado à implantação da Penitenciária Feminina com Ala de Progressão está localizada na zona rural, distando 11,19 km do centro da cidade de Tupi Paulista e de 6,68 Km+800 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP -294), sentido Panorama. O custo total da unidade foi de aproximadamente R$ 44 milhões. Para a operação da unidade prisional serão contratados 190 funcionários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário